sexta-feira, 30 de março de 2012

Atestado Digital: Médicos de SP poderão emitir atestados digitais a partir de abril


A partir do dia 2 de abril, os médicos do estado de São Paulo terão acesso a uma ferramenta que emite atestados digitais para seus pacientes.
Segundo a Associação Paulista de Medicina (APM), além de promover economia de papel, as versões digitais dos atestados médicos vão dificultar fraudes no sistema de saúde. 

De acordo com a APM, depois de emitidos, os atestados geram um número, chamado de "hash". A combinação é única para cada documento e assegura a veracidade das informações contidas. 
Os atestados podem, então, ser consultados pelos empregadores no site da APM caso queiram confirmar as informações.

Para emitir o atestado online, o médico deverá ter um documento eletrônico de identidade (e-CPF) e registrar as informações do paciente nos campos indicados no site da APM. Cada atestado custará R$ 1 para o médico ou instituição em que trabalha. O custo para o paciente é zero, segundo a associação.

Para a APM, o atestado vai diminuir o risco dos médicos serem vítimas de fraudadores, assegurar que os atestados foram emitidos por médicos, minimizando afastamentos desnecessários de funcionários, e ajudar a evitar que doenças e afastamentos de empregados sejam contestados ou considerados duvidosos. 
O atestado médico e o de saúde ocupacional poderão ser adquiridos tanto por médicos que atuam como pessoa física quanto por clínicas e hospitais.

0 comentários:

Postar um comentário