sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Cadastro do Plano de Saúde no AC Pessoal


Desde o ano de 2011, a DIRF solicitou dos seus declarantes, as informações do pagamento dos Planos de Saúde tanto dos titulares, quanto dos dependentes. Porém, até este ano, foi permitido que os valores de titular e dependente fossem somados na declaração, devido a exigência em cima da hora e a ausência dos documentos dos dependentes até o prazo de envio.
Em 2012, esses valores deverão ser declarados separadamente.
Devido a isso, o AC Pessoal desenvolveu uma ferramenta de controle, afim de facilitar o envio da obrigação conforme as exigências da RFB.
Em 2011, foram informados na DIRF, os valores referentes a Planos de Assistência à Saúde na modalidade "coletivo empresarial", contratado como Operadora do Plano de Saúde, com funcionamento autorizado pela ANS.
Então, para fazer os cadastros dos Planos de saúde no AC Pessoal, segue abaixo todos os passos necessários. Confira!



1. Cadastro das Operadoras de Plano de Saúde

O cadastro deve ser feito em Cadastros >Operadoras de Plano de Saúde > Novo (F2).  O sistema pedirá o Nome da operadora, CNPJ e o Registro da ANS.
O cadastro de Operadoras de Plano de Saúde é geral no sistema, ou seja, ao cadastrar uma operadora em uma empresa o mesmo cadastro aparecerá nas outras, com exceção das duas opções abaixo, que são específicas para cada empresa.
1.1 Após o Cadastro da Operadora, abaixo, teremos duas Opções.
A primeira opção, “Plano de Saúde” deverá conter os tipos de plano especificados na tabela recebida pela própria operadora.
Ex: Unimed -> Uniplano Enfermaria e Uniplano Apartamento.
A segunda opção, “Eventos”, deverá conter todos os eventos de plano de saúde relacionados com a operadora de plano em questão. Em ambas, utilizo o “Novo” para inclusão, ou (F2).
Obs.: Os códigos dos Planos de Saúde são contínuos, assim como os códigos dos Tipos de Plano, portanto, se  possuir duas operadoras e cada uma obtiver dois tipos de plano em cada uma, a contagem dos códigos será contínua.
Ex: Unimed – 01. Uniplano, 02. Multiplano;
      Camed   – 03. Plano Um, 04. Plano Dois, etc.
O sistema permite fazer uma sincronização para todas as empresas dos eventos do plano de saúde. Para isso, basta a marcação da opção ”Sincronizar eventos para as outras empresas”.  Segue imagem abaixo.
 
2. Cadastro da Situação do Plano de Saúde
Cada operadora possui uma tabela de valores para cada tipo de plano. Após o cadastro das operadoras, tipos e eventos (vide tópico 1.1), iremos incluir no sistema esses valores, associando cada um ao seu tipo de plano.
Em Movimentos > Situações > Planos de Saúde > Novo (F2), deverá informar o tipo de plano de saúde, a data de emissão da tabela que a operadora forneceu, logo abaixo terá vários campos para inclusão de eventos. É permitido que se inclua o mesmo evento em todos os campos, porém o valor associado aos mesmos será somado e jogado em um único evento na folha. Caso queira que os valores sejam inclusos separadamente em folha, por exemplo, valores de plano titular/ valores plano dependente, terá que possuir um evento para cada operação e associar os mesmos em seus determinados campos.
No caso de mudança de valores/ tabela, basta criar uma nova situação para o tipo de plano e colocar a nova data.
Abaixo, terá uma aba chamada “Valores do Plano de Saúde”, ao clicar em “Novo (F2)”, cadastrará a faixa etária em “a partir de”, e os valores de acordo com a faixa estipulada.
Obs.: Os campos “Mensalidade titular”, “Mensalidade Dependente”, “Participação Empresa (Titular)” e “Participação Empresa (Dependente)” deverão ser preenchidos em REAIS. Segue imagem abaixo.








































3. Cadastro da Situação dos Empregados no Plano de Saúde
Movimentos>Situações>Plano de Saúde dos Empregados.
A criação de situação para os empregados no plano de saúde poderá ser feita empregado por empregado, clicando em “Novo (F2)”, ou em lote, clicando em “Gerar”.
 3.1 Geração em lote/ Exclusão em lote
 Na geração em lote, clicando no “Gerar”, o sistema pedirá a data da situação e o Plano que deseja informar para os empregados. Na primeira geração em lote, é necessário marcar “Criar nova situação” e caso deseje incluir plano para os dependentes que estão no cadastro do empregado, marque “Incluir para os dependentes”, os demais campos são filtros opcionais.
Obs1: Quando for necessário trocar o plano dos empregados utilizando a opção de “Gerar” lembrar sempre de marcar a opção “Criar nova situação”, caso contrário, o novo plano será incluído na última situação cadastrada.
Obs2: Caso a geração tenha sido feita para o plano de saúde errado será necessário excluir as situações e gerar novamente. Se gerar novamente com a mesma data, sem marcar a opção “Criar nova situação”, as informações serão somadas e as situações ficarão com dois planos de saúde informados.
Na tela inicial, é possível visualizarmos o código do empregado, o nome, a data de criação da situação e o lote da geração. O mesmo será utilizado também na exclusão por lote. Ao clicar na opção “Remover”, o sistema pedirá a numeração do lote para exclusão. É só informar e clicar em Ok (F9).  Caso a exclusão seja individual, basta selecionar a situação a ser excluída, e ao lado direito, clicar em “Excluir F4”. Segue imagem abaixo.
3.2 Inclusões da Situação do funcionário para o Plano de Saúde
Para incluir empregado a empregado é necessário ir à opção “Novo (F2)”, seleciona o empregado e a data de situação para o plano do mesmo.  Abaixo teremos duas abas, a primeira “Planos de Saúde do Titular”, onde será informado o plano de saúde para o empregado e se o mesmo optou pelo dependente deverá ser incluído os planos relativos aos dependentes, na aba “Plano de Saúde dos dependentes”.
Obs1: Para inclusão dos planos dos dependentes, os mesmos deverão estar cadastrados no cadastro do empregado (Cadastro >Empregados > Aba de Dependentes).
Obs2: Caso o cliente possua o mesmo evento de plano de saúde nas mensalidades, e queira incluir o empregado no controle automático do plano de saúde, não precisará excluir o evento da situação do mesmo. O sistema considerará o que está na geração automática.
Obs3: No caso de empregados que no cadastro, possuam mais de um dependente, mas somente um terá direito ao plano (por exemplo), caso a geração da situação seja feita em lote, o sistema incluirá o plano para TODOS os dependentes, portanto, deverá ser excluído da situação do plano de saúde dos empregados, manualmente, o dependente que não possuir o plano. Segue Imagem abaixo.
 4. Geração dos Valores Mensais do Plano
Movimentos >Empregados>Valores Mensais do Plano de Saúde
Todo mês deverão ser gerados os valores do plano para os empregados, assim como é com os Vales Transportes. Os valores serão calculados com base nos cadastros do empregado e dependentes e da situação dos planos de saúdes dos empregados. Esses valores serão lançados automaticamente para a Folha correspondente e futuramente serão enviados para a DIRF.
A movimentação pode ser feita empregado por empregado, na opção “Novo(F2)”, ou em lote, através da opção “Gerar”.
Na opção “Gerar” será necessário informar o mês/ano e caso necessário informe o empregado e o plano de saúde e confirme no “OK (F9)”. Segue imagem abaixo.



















Na inclusão empregado por empregado, (clicando em “Novo (F2)”) será preciso informar o empregado, o plano de saúde, a data da movimentação e os respectivos valores do titular e dos dependentes.
Para incluir os valores das “Co-Participações”, caso tenha, será necessário editar os valores dos empregados e preencher o campo em questão, tanto do titular como dos dependentes. Segue imagem abaixo.
























Para listar os valores dos empregados com diversos filtros, clique na opção “Listar (F6)”.





















































5. Observações Finais
Após a geração dos processos, basta criar a folha de pagamento da competência, e os valores do plano serão automaticamente lançados.
Por enquanto, a informação da parte paga pela empresa, por cada plano de saúde, ainda não possui uma direção específica, serve apenas para cadastro e para a listagem. O evento de plano de Saúde deverá ser criado com formula “Parametro”, como na imagem a seguir: 

0 comentários:

Postar um comentário